Páginas

domingo, 23 de dezembro de 2012

Pesquisa - Gestão Participativa e eu: Aprimorando o PPP

  A pesquisa foi realizada em 2 etapas: uma específica para alunos e outra específica para funcionários e professores. Os responsáveis pelos alunos serão consultados oportunamente e os resultados também serão postados no blog

Pesquisa com os alunos da EMEF Prof. Marilei Schmidt de Oliveira

1-Seus pais participam de todos os eventos e reuniões eu a escola realiza?
a-Sim (22%)            
b-Às vezes (65%)
c-Não (13%)

2-Seus pais participam da reuniões de pais e mestres para saber seu desempenho no bimestre?
a-Sim, em todos (35%)
b-Em algumas (61%)
c-Nunca vêem às reuniões (4%)

3-Quanto à cobrança de atividade no caderno e tarefas, seus pais:
a-Verificam diariamente seu caderno (28%)
b-Às vezes verificam o caderno (58%)
c-Nunca verificam seu caderno (14%)

6-Quanto às atividades dadas em sala de aula, você:
a-Encontra muita dificuldade (7%)
b-Às vezes encontra dificuldade (84%)
c-Não encontra dificuldade (9%)

8-Quanto tempo você gasta para estudar na sua casa?
a-Mais de 1 hora (32%)
b-Menos de 1 hora (62%)
c-Não estudo (6%)

10-Você gosta de estudar nessa escola?
a-Sim (97%)
b-Não (3%)

Obs. em relação às questões 4, 5, 7 e 9: 


Na questão 4 os alunos responderam sobre o que mais gostam na escola.
A grande maioria mostrou que gosta muito dos professores e funcionários, esse dado indica  que a escola valoriza as relações humanas no processo ensino-aprendizagem.Os alunos em geral gostam muito das aulas de Educaçào Física e Artes, mostrando um carinho especial pelo prof. Arilson(Artes).


Na questão 5 os alunos opinaram sobre o que deveria ser mudado na escola, sendo que nesse caso deram sugestões que muitas vezes são inviáveis e os mesmos serão conscientizados do fato.Muitos alunos querem a volta do barzinho , que não mais funciona por estar fora dos padrões exigidos pela Vigilância Sanitária, outros querem ir para a quadra na hora do intervalo mas eles passam parte do tempo no refeitório e o tempo que resta não permite que eles fiquem na quadra ,que fica longe do páteo e isso dificultaria a volta desses alunos para a sala de aula.Os alunos sugeriram atividades de entretenimento para a hora do intervalo, o que vem sendo feito mas pode-se melhorar para melhor atender esses alunos.


Na questão 7,os alunos  foram questionados sobre a disciplina que tem mais dificuldade . A maioria respondeu que têm maior dificuldade   nas disciplinas de   Matemática e Geografia .


Na questão 9, os alunos opinaram sobre quais tipos de atividades preferem na hora do intervalo . A maioria gosta de ouvir músicas e de dançar. Alguns preferem jogos e brincadeiras, enquanto outros gostariam de ficar na sala de Informática.


Para  professores e funcionários as questões foram abertas .


1- Você está feliz trabalhando nessa escola? Justifique

2-Avalie sua escola:
  -aspectos positivos
  -aspectos negativos
  -o que está bom?
  -o que você mudaria?

3- Avalie a equipe gestora:
  


 A maioria disse estar feliz trabalhando nessa escola e apontaram como justificativa a boa estrutura que a mesma tem  e  a equipe de trabalho bem entrosada,sendo que essas justificativas serviram com aspectos positivos na questão 2. Como aspectos negativos os funcionários em geral, acham que os alunos afrontam e desrespeitam funcionários e professores, alguns reclamam de fofocas e intrigas, outros acham que a limpeza dos ambientes deixa a desejar. Já os professores se prenderam mais a questões pedagógicas,como baixo índice de aprendizagem,falta de comprometimento da família ,etc. Sobre o que está bom,apontaram a equipe gestora,a qualidade da merenda ,a estrutura da escola e o relacionamento humano. Alguns disseram que mudariam as regras de disciplina com alunos,outros acham que o sinal deveria ser menos barulhento, que deveriam ser instaladas câmeras filmadoras para melhor segurança e palco para apresentações dos alunos.
Quanto a avaliação da equipe gestora notou-se que os gestores dessa escola se completam, pois cada um tem sua marca de personalidade ,e mesmo assim ,trabalha de maneira coesa.Elogiaram o trabalho do coordenador pedagógico assim como sua postura, acham que o fato do mesmo ser do sexo masculino faz com que haja mais "respeito"(opinião dos funcionários), já os professores se detiveram no trabalho pedagógico do mesmo.Quanto as gestoras Vera e Maria Cecília ,foi colocado que as mesmas são abertas ao diálogo, o que facilita o entrosamento da equipe de trabalho(professores e funcionários) com a equipe gestora.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário