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domingo, 23 de dezembro de 2012

Gestão democrática e Escola Marilei

maio de 2012

A conquista de uma autonomia da escola é fruto de muita luta; pois educadores, organizações sindicais e associações acadêmicas reivindicaram incessantemente esse direito, partindo do princípio que a escola deve ser um espaço democrático. Na década de 90, atendendo às ideologias neoliberais, o Estado tinha o papel de controlador, atendendo sempre aos interesses políticos dominantes na época. As escolas eram submetidas à uma administração nas quais as decisões referentes à ela vinham de fora para dentro.Trabalhar no sistema de gestão democrática, requer muita responsabilidade, mas é o único meio de se fazer as coisas de forma transparente, tendo parceiros que juntamente com gestores , professores e funcionários ajudam a construir uma escola com “identidade”.Nesse contexto surge a participação do Conselho Escolar na tomada de decisões, sempre no sentido de fazer o trabalho educacional da melhor maneira possível. No meu município, a partir da nova LDB e da municipalização da Educação, houve uma mudança para melhor da educação em todos os aspectos: Prédios com boa infra-estrutura , materiais pedagógicos, profissionais especializados em atender alunos com necessidades especiais, quadro de professores efetivos na sua maioria, etc.A partir de 2008, a Secretaria da Educação , optou por fazer uma gestão democrática em todos os níveis ( Secretaria da Educação e  Escolas).Todos os gestores são escolhidos pelos seus pares, todas as decisões são tomadas pelo grupo todo, onde se acata a decisão da maioria,num processo que às vezes é doloroso, mas que deixa claro que as coisas não são impostas.Na escola , as decisões são tomadas pelo grupo de professores e funcionários, juntamente com os gestores. A escola prima pelo bom atendimento aos pais , tendo em vista que eles são nossos parceiros na educação dos adolescentes que nela estudam.Nossa escola,a partir do momento que adotou a gestão democrática, tornou-se mais dinâmica, pois tudo é discutido no grupo. A participação dos alunos é muito encorajada. Deixamos que o aluno emita sua opinião, fale o que o está incomodando na escola, e, através de certo debate deixamos claro para ele que praticamos o respeito mútuo.A gestão democrática ,que abrange as esferas administrativa, jurídica e financeira, não é tão simples assim . É difícil para o ser humano aceitar que não é o único dono da verdade, existe a “síndrome do pequeno poder”, divergências de opinião, etc.Falar no plural às vezes incomoda, ser firme para decidir naquilo que de fato é melhor para o grupo, e forte para não se deixar abater pela insatisfação de alguns que ainda não mentalizaram o que é uma gestão democrática, é algo que incomoda.Mesmo assim é a única forma de se comemorar o que deu certo e de refazer o não deu, sem culpar a ninguém, pois  o sucesso  e o fracasso de um é o sucesso e o fracasso de todos. Normas de funcionamento devem fazer parte do Regimento Escolar, depois de muita discussão com o Conselho de Escola, pois nada que é imposto de cima prospera, decidir o que fazer com as verbas recebidas pela escola é sério, pois deve privilegiar o maior número de alunos possível.Na minha escola os gestores realizam a gestão democrática ,ou tentam fazer isso, pois erros acontecem em toda gestão, mas procuramos resolver  tudo na base do diálogo, sempre na presença dos envolvidos.Minha escola recebe recursos do PDDE, que são aplicados na compra de materiais permanentes e de consumo. Após Reunião com o Conselho de Escola e com todos os professores nos HTPs, chega-se à uma conclusão sobre o que deve ser comprado.A Escola faz algumas promoções com o objetivo de angariar fundos para a APM escolar, e gasta esse recursos (que são poucos) para acertar com o contador , pequenos reparos etc 

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