maio de 2012
A conquista de uma autonomia da
escola é fruto de muita luta; pois educadores, organizações sindicais e
associações acadêmicas reivindicaram incessantemente esse direito, partindo do
princípio que a escola deve ser um espaço democrático. Na década de 90,
atendendo às ideologias neoliberais, o Estado tinha o papel de controlador,
atendendo sempre aos interesses políticos dominantes na época. As escolas eram
submetidas à uma administração nas quais as decisões referentes à ela vinham de
fora para dentro.Trabalhar no sistema de gestão democrática, requer muita
responsabilidade, mas é o único meio de se fazer as coisas de forma
transparente, tendo parceiros que juntamente com gestores , professores e
funcionários ajudam a construir uma escola com “identidade”.Nesse contexto
surge a participação do Conselho Escolar na tomada de decisões, sempre no
sentido de fazer o trabalho educacional da melhor maneira possível. No meu
município, a partir da nova LDB e da municipalização da Educação, houve uma
mudança para melhor da educação em todos os aspectos: Prédios com boa
infra-estrutura , materiais pedagógicos, profissionais especializados em
atender alunos com necessidades especiais, quadro de professores efetivos na
sua maioria, etc.A partir de 2008, a Secretaria da Educação , optou por fazer
uma gestão democrática em todos os níveis ( Secretaria da Educação e Escolas).Todos os gestores são escolhidos
pelos seus pares, todas as decisões são tomadas pelo grupo todo, onde se acata
a decisão da maioria,num processo que às vezes é doloroso, mas que deixa claro
que as coisas não são impostas.Na escola , as decisões são tomadas pelo grupo
de professores e funcionários, juntamente com os gestores. A escola prima pelo
bom atendimento aos pais , tendo em vista que eles são nossos parceiros na
educação dos adolescentes que nela estudam.Nossa escola,a partir do momento que
adotou a gestão democrática, tornou-se mais dinâmica, pois tudo é discutido no
grupo. A participação dos alunos é muito encorajada. Deixamos que o aluno emita
sua opinião, fale o que o está incomodando na escola, e, através de certo
debate deixamos claro para ele que praticamos o respeito mútuo.A gestão
democrática ,que abrange as esferas administrativa, jurídica e financeira, não
é tão simples assim . É difícil para o ser humano aceitar que não é o único
dono da verdade, existe a “síndrome do pequeno poder”, divergências de opinião,
etc.Falar no plural às vezes incomoda, ser firme para decidir naquilo que de
fato é melhor para o grupo, e forte para não se deixar abater pela insatisfação
de alguns que ainda não mentalizaram o que é uma gestão democrática, é algo que
incomoda.Mesmo assim é a única forma de se comemorar o que deu certo e de
refazer o não deu, sem culpar a ninguém, pois
o sucesso e o fracasso de um é o
sucesso e o fracasso de todos. Normas de funcionamento devem fazer parte do
Regimento Escolar, depois de muita discussão com o Conselho de Escola, pois
nada que é imposto de cima prospera, decidir o que fazer com as verbas recebidas
pela escola é sério, pois deve privilegiar o maior número de alunos possível.Na
minha escola os gestores realizam a gestão democrática ,ou tentam fazer isso,
pois erros acontecem em toda gestão, mas procuramos resolver tudo na base do diálogo, sempre na presença
dos envolvidos.Minha escola recebe recursos do PDDE, que são aplicados na
compra de materiais permanentes e de consumo. Após Reunião com o Conselho de
Escola e com todos os professores nos HTPs, chega-se à uma conclusão sobre o
que deve ser comprado.A Escola faz algumas promoções com o objetivo de angariar
fundos para a APM escolar, e gasta esse recursos (que são poucos) para acertar
com o contador , pequenos reparos etc
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